sábado, 13 de novembro de 2010

Minha experiencia com o P.A.


          Adorei fazer este trabalho, porque eu nao sabia praticamente nada sobre a história do futebol, principalmente quem o trouxe para o Brasil.
                  Pretendo fazer vários outros blog's com outros temas , porque eu achei muito interesante comentar sobre coisas que eu gosto.
Conclusão


            O futebol pra mim deve ser praticado corretamente, sem violência, sem chingamentos, igual como era antigamente( tirando a época que o futebol era praticaado com cabeças humanas).
            Se você quer que o futebol brasileiro evolua, pratique-o corretamente.
As bolas de futebol antigamente



No ano de 1884, Charles Miller trouxe da Inglaterra a primeira bola a rolar nos campos de futebol brasileiro. A matéria-prima usada era origem animal, as bolas eram feitas de couro curtido (o famoso capotão) e a câmara de ar era uma bexiga de boi. 

• Em 1958, na primeira Copa do Mundo em que o Brasil foi campeão, a bexiga de boi deu lugar à câmara de ar de borracha. Mas em dias chuvosos eis o problema: os campos ficavam cheios de lama e as bolas, ainda feitas de couro, se encharcavam chegando a pesar o dobro do normal. 

• Ainda em 1970, no ano em que o Brasil se tornou tricampeão, as bolas continuavam a ser de couro. 



• Só em 1994 as bolas começaram a ficar mais leves, graças à presença de polímeros. O poliuretano (altamente durável e leve) foi usado como revestimento e nas camadas internas se empregou o poliestireno, as câmaras eram de látex. Foi chutando esta bola que o Brasil chegou ao tetracampeonato da Copa Mundial, nesse mesmo ano. 

• Já na Copa do ano de 2002, mais polímeros fizeram parte da confecção da bola: sob o revestimento de poliuretano se empregou dez camadas de poliestireno e na câmara foi usada a borracha butílica. Outro polímero, o Kevlar, foi usado para costurar a bola. 

• Em 2004 a tecnologia chegou para inovar. Os gomos da bola utilizada nas Olimpíadas de Atenas eram unidos por ligação térmica em vez de costuras.
A minha vida com o futebol !


      O futebol para mim ajuda a esquecer os problemas familiares, da escola, stress, pra mim ele serve como uma terapia, porque com o futebol eu esqueço tudo e fico focado só no futebol. E é isso que eu acho que o futebol influencia na minha vida.